O que é o e-Learning?
O e-learning é uma revolução no ensino e aprendizagem, impulsionada pelas tecnologias modernas.
Nesse cenário, formadores/as e formandos/as transcendem as barreiras físicas do tempo e espaço, conectando-se virtualmente.
Em que consiste a autoaprendizagem?
A autoaprendizagem é uma jornada ousada em busca do conhecimento, onde cada indivíduo se torna o arquiteto de sua própria educação. Nesse processo, a iniciativa pessoal conduz os estudos, permitindo o desenvolvimento de competências, a construção de valores intrínsecos e a aquisição de saberes técnicos e teóricos.
É crucial ressaltar que a habilidade autodidata não é um privilégio exclusivo; todos têm o potencial de cultivá-la, especialmente quando embasada em conteúdos relevantes e de qualidade.
Assim, a autoaprendizagem fomenta virtudes como disciplina, organização, resolução de problemas, criatividade e autoestima intelectual. No contexto profissional, ela coloca o indivíduo no papel central da sua própria formação, incentivando estratégias pessoais para adquirir conhecimento e desenvolver habilidades essenciais.
Qual é a diferença entre Formação financiada e Formação autofinanciada?
- Formações financiadas: são oportunidades de aprendizagem que não acarretam custos financeiros para os participantes. Aqui, o conhecimento é uma dádiva acessível, sem barreiras monetárias.;
- Formações autofinanciadas: as formações não contam com apoios financeiros externos. Cada indivíduo é o arquiteto do seu próprio desenvolvimento, investindo para adquirir conhecimento e habilidades que lhe permitam progredir profissionalmente e/ou pessoalmente.
Workshop
Um workshop, também conhecido como oficina, é uma experiência dinâmica e prática que combina elementos de seminários, cursos e palestras. Oferece um desenvolvimento profissional rápido e eficiente. Durante um workshop, os participantes aprendem por meio de atividades práticas, construindo conhecimento através da experiência compartilhada em grupo de discussão.
O objetivo principal de um workshop é aprimorar competências e conhecimentos específicos em um determinado tema. Existem workshops empresariais, de marketing, culinária, música e muito mais. Em resumo, é possível direcionar workshops para diferentes públicos, tornando-os uma ferramenta valiosa para o aprendizado e crescimento profissional.
Conheça a nossa oferta de workshops.
Quais as condições técnicas necessárias de acesso à plataforma?
- Possuir um computador ou outro dispositivo móvel com ligação à Internet;
- Possuir uma conta de e-mail para registo na plataforma;
- Ter instalado um navegador de internet (ex: Google Chrome | Mozilla Firefox);
- Ter instalado um programa que permita a leitura de arquivos em suporte PDF;
- Ter instalado um programa que permita comprimir e/ou extrair ficheiros.
Pode obter mais informações consultando o Regulamento Interno da Formação.
Como me inscrevo online?
- O/a formando/a que pretende adquirir um serviço/produto de formação na CC Elaboração de e-Conteudos deverá preencher os seus dados no formulário de inscrição com informação verídica e declara estar em situação legal; adicionalmente, e nos casos aplicáveis, deverá entregar, via e-mail ou anexando no registo na Plataforma os documentos de acordo com as especificações do curso e solicitados na inscrição.
- O/a formando/a declara que os dados por si preenchidos no site constituem informação verdadeira apenas e unicamente à sua própria pessoa.
- A validação do pedido de inscrição de um ou mais cursos através do site supõe que o/a formando/a tomou conhecimento e aceita as Condições Gerais de Utilização publicadas no site.
- Após a inscrição num curso, o/a formando/a receberá um e-mail gerado automaticamente através do site da CC Elaboração de e-Conteudos a confirmar a inscrição.
- Caso os dados não se encontrem corretos, o/a formando/a poderá proceder ou solicitar a alteração dos dados ou até mesmo anular a inscrição.
- O/a formando/a pode inscrever-se em qualquer curso desde que cumpra os critérios de entrada, se aplicável.
- Após confirmação dos cumprimentos dos requisitos dos cursos, os/as formandos/as são selecionados por ordem de chegada de inscrição;
- O número mínimo e/ou máximo de formandos/as é indicado na descrição do Curso.
- No caso dos cursos que possuam número máximo de participantes, os/as formandos/as serão selecionados por ordem de chegada da formalização da inscrição;
- O pagamento da inscrição só deverá ser feito após a confirmação de que é elegível e da existência de vaga no curso.
Esqueci-me do meu nome de utilizador e/ou senha de acesso. O que devo fazer??
Caso tenha-se esquecido de algum dos seus dados de utilizador para autenticação na plataforma, poderá recuperá-los clicando em “repor palavra passe”, ou envie-nos uma mensagem.
A plataforma possui limite de tempo para sessões de utilizador quando inativas?
Sim. Quando ocorre um longo período de tempo sem algum tipo de interação na plataforma (ex: sem abrir páginas), a sua sessão será automaticamente encerrada ao fim de 2 horas para garantir a respetiva segurança da conta.
Quais as formas de pagamento?
Transferência Bancária.
Posso pagar em prestações?
Pagamento por prestações
- O pagamento das Formações Avançadas/Especializações poderá ser realizado das seguintes formas:
- pagamento a pronto;
- pagamento em prestações sem juros e mediante termo de acordo de pagamento estabelecido entre o/a Formando/a e a CC Elaboração de e-Conteudos.
- Caso o/a formando/a tenha optado pelo pagamento em prestações, ao abrigo do número anterior, assume a obrigação de cumprir com as datas estipuladas no Termo de Acordo. A falta de pagamento das prestações implicará, o vencimento imediato das demais, constituindo-se o/a formando/a na obrigação de pagar à CC Elaboração de e-Conteudos todas as prestações emergentes do Termo de Acordo, acrescidas de juros à taxa legal aplicável e de todas as despesas e encargos judiciais suportados.
O que devo ter em atenção relativamente ao Pagamento?
- A frequência de qualquer curso de formação, exceto nos produtos assinalados como gratuitos, está dependente do pagamento integral ou parcial;
- As quantias relativas à utilização dos cursos que pretende frequentar, encontram-se devidamente assinaladas nas páginas de descrição de cada curso;
- Após inscrição num curso, o/a Formando/a pode efetuar pagamento utilizando um dos seguintes meios que a CC Elaboração de e-Conteudos tem à disposição na loja online do site, nomeadamente: Transferência Bancária.
- A formalização da inscrição num curso autofinanciado, que vier a realizar no site da CC Elaboração de e-Conteudos, têm um prazo de 72 horas de validade. Findo esse prazo, caso o/a formando/a não realizar o pagamento, receberá automaticamente uma notificação eletrónica a comunicar que a inscrição foi cancelada por falta de pagamento.
- Nas situações de campanhas e promoções específicas, o prazo de validade do pagamento será até último dia do valor promocional, data essa que se encontra especificada na página do curso.
- O/A Formando/a, ao completar a inscrição, terá de indicar os dados de faturação e escolher um dos métodos de pagamento. Deverá ainda confirmar os seus dados pessoais no formulário de inscrição online.
- O/A Formando/a é responsável por todas as taxas cobradas pelos bancos ou por entidades financeiras que utiliza para efetuar e fazer chegar à CC Elaboração de e-Conteudos o pagamento e a totalidade do valor da inscrição.
- Todos os valores mencionados no site incluem IVA à taxa legal em vigor, exceto nos serviços de formação certificada que são isentos de IVA ao abrigo do Artigo 9.º do CIVA.
- Após efetuar o pagamento de uma inscrição na íntegra, não poderá aplicar, retroativamente, quaisquer vouchers, descontos de cartão jovem, descontos de entidades parceiras ou outros descontos.
- Caso pretenda usufruir de descontos de vales de desconto, cartão jovem ou descontos fornecidos a entidades parceiras, não poderá acumular esses descontos entre si ou com outras promoções em vigor sobre o preço normal do curso e que, antes de efetuar o pagamento, deve enviar para a CC Elaboração de e-Conteudos os vales, vouchers, cópia do cartão jovem, cópia de associado de entidade parceiro ou cópia do documento comprovativo da sua relação com a entidade parceira e que, caso não o faça, não lhe serão aplicados quaisquer descontos ficando os valores parciais já pagos como sinal de pagamento da inscrição.
- Uma vez iniciada a formação, caso o/a formando/a pretenda cancelar a sua inscrição, os valores pagos não são devolvidos nem ficam em crédito, sendo considerada uma desistência, perdendo o/a formando/a quaisquer direitos sobre os valores pagos.
- Ao realizar uma inscrição, o/a formando/a está a declarar que cumpre todos os requisitos do curso. Se no decorrer da formação, se constatar que o/a formando/a não cumpre os requisitos do curso e, consequentemente não tiver condições para frequentar o curso, o/a formando/a não terá direito a qualquer reembolso ou adiamento e, mesmo que não tenha aproveitamento no curso.
Faturação
- Os dados de faturação introduzidos pelo/a formando/a serão usados na emissão da fatura ou recibo. Caso o/a formando/a não indique dados de faturação, a fatura é emitida como/a formando/a final.
- Nas 24 horas seguintes a efetuar o pagamento, o/a formando/a poderá solicitar a alteração dos dados de faturação que indicou, sem custos adicionais. Findo esse prazo, os pedidos de alteração dos dados de faturação estão sujeitos ao pagamento de uma taxa de processamento administrativo no valor de 10€.
Pode obter mais informações consultando o Regulamento Interno da Formação.
Legislação
Legislação Formação
- Portaria nº 246/2022, de 27 de setembro – cria a segunda fase do Programa «Emprego + Digital 2025», programa de formação profissional na área digital
- Resolução do Conselho de Ministros n.º 173/2007, de 7 de novembro – aprova um conjunto de medidas de reforma da formação profissional, acordada com a generalidade dos parceiros sociais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social.
- Portaria nº 70/2022, de 2 de fevereiro – regula os cursos de aprendizagem previstos na alínea b) do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro
- Portaria n.º 66/2022, de 1 de fevereiro – regulamenta as formações modulares certificadas previstas na alínea f) do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro
- Portaria nº 179/2021, de 27 de agosto – procede à criação do Programa «Certificado de Competências Digitais».
- Portaria n.º 235-A/2018, de 23 de agosto – procede à regulamentação dos Cursos Profissionais (CP).
- Portaria nº 474/2010, de 8 de julho – estabelece o modelo de certificado de formação profissional que se destina a certificar a conclusão com aproveitamento de uma ação de formação certificada não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações (OFP).
- Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital (Lei nº 27/2021, de 16 de maio).
Legislação e-Commerce
- RGPD/GDPR – Regulamento geral sobre proteção de dados
- CIVA (código do IVA)
- Decreto-Lei n.º 109-G/2021 – Transpõe parcialmente a Diretiva (UE) 2019/2161, relativa à defesa dos consumidores.
- Decreto-Lei n.º 166/2013 – regime aplicável às práticas individuais restritivas do comércio
- Decreto-Lei n.º 198/2012 – emissão de faturas
- Decreto-Lei n.º 147/2003 – regime de bens em circulação
- Lei n.º 58/2019 – proteção de dados pessoais
- Decreto-Lei n.º 57/2008 – práticas comerciais desleais
- Decreto-Lei n.º 330/90 – código da publicidade
- Regulamento 2018/302 do Parlamento Europeu e do Conselho – Geo-blocking
- Decreto-Lei n.º 9/2021 – Regime Jurídico das Contraordenações Económicas
- Lei n.º 24/96 – defesa do consumidor
- Decreto-Lei n.º 24/2014 – contratos celebrados à distância e fora do estabelecimento comercial
- Decreto-Lei n.º 70/2007 – práticas comerciais com redução de preço – na sua redação atual
- Decreto-Lei n.º 7/2004 – comércio eletrónico no mercado interno e tratamento de dados pessoais
- Lei n.º 144/2015 – mecanismos de resolução extrajudicial de litígios de consumo
- Decreto-Lei n.º 156/2005 – livro de reclamações
- Guia “Boas Práticas Digitais”