Preciso de ter um logo?
O logo é a identificação visual de uma empresa, a ‘cara’ com que o cliente vai se relacionar. A imagem, sendo em grande parte das interações, a primeira impressão é importante construir um logo profissional que indique de imediato o segmento do negócio e transmita consolidação da empresa.
O sucesso de um logo parte de uma boa planificação e estudo para a construção gráfica do mesmo. O resultado de um logo bem estruturado irá resultar numa integração de marketing e publicidade mais sólidos que conquistarão a confiança do cliente com mais facilidade.
O que é um logo?
O logo é um conjunto de representações gráficas construído para identificar uma empresa ou marca. Pode ter nomes, letras e símbolos que transmita uma associação entre logo e conceitos do negócio.
Que tipos de logos existem?
Logos com texto
Criado apenas com palavras, muito utilizada em empresas já reconhecidas no mercado e que tenham seu nome como marca principal. Um exemplo desse modelo de logo é a da Google.
Logos com símbolos
Se forem utilizadas de maneira correta, possuem a capacidade de se expressar de forma visual. Os símbolos são utilizados por empresas onde a imagem já está conectada a marca. Isso facilita a identificação do público. Marcas como Apple e Nike utilizam esse modelo.
Logos com iniciais
Neste modelo são utilizadas apenas as iniciais do nome da marca. É muito utilizada por empresas onde o seu nome é muito extenso ou tem difícil pronúncia. Mas, não se restrinja a isso, caso uma empresa tenha um melhor reconhecimento através das iniciais, não deixe de utilizá-las.
Marcas como a logo da CNN são conhecidas mundialmente apenas por suas iniciais.
Logos integradas
esse tipo de modelo engloba elementos como texto e imagem. Quando utilizadas, não podem se separar, pois um elemento liga ao outro, como no caso da logo dos Correios. Esse modelo também é utilizado por empresas recém criadas, onde sua marca ainda não tem grande visibilidade.
Por que é importante criar uma logo para a sua marca?
A logo é importante em todos os sentidos, por isso merece muita atenção durante a criação de empresas. Além de contribuir com a construção da imagem da marca, a logo também é uma ferramenta de marketing.
Ter uma logo no meio competitivo é um diferencial no mercado, pois estabelece um canal de comunicação e publicidade com o cliente. É indispensável a construção da sua logo, principalmente com a crescente popularização dos canais de comunicação.
Benefícios de ter uma logomarca
Identidade
Como foi citado acima, a logo é um importante meio de se destacar no mercado, é através dela que seus clientes irão te identificar em qualquer canal de comunicação, sejam eles jornais, catálogos ou páginas da internet. Por isso, ter uma identidade visual que represente a sua empresa será sempre um diferencial.
Profissionalismo
Uma empresa sem logo não passa credibilidade para seus clientes e público-alvo. Mesmo que a identidade visual seja simples, ela é o cartão de visita da sua empresa. Ela deve transmitir confiança ao cliente, além de responsabilidade e qualidade naquilo que oferece.
Quando se tem uma identidade visual , a empresa começa a ganhar espaço entre os consumidores e, com isso, familiaridade, construindo uma relação sólida com seus clientes.
Como vimos, a logo exerce uma importante influência sobre a imagem que o cliente tem da empresa. Por exemplo, quando chega um possível cliente, o primeiro contato é através do cartão de visita a qual já está personalizado com sua marca. Por isso, ter uma empresa sem identidade ou marca pode gerar um reflexo negativo, prejudicando sua empresa e dificultando o crescimento e sucesso do negócios.
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