Liderança Humanizada e a importância dos e-Conteúdos
Contributo da autoaprendizagem na Liderança Humanizada
Neste Artigo vamos explicar tudo sobre a importância da Liderança Humanizada para as empresas, quais as práticas e medidas para a implementar e a mais-valia dos e-conteúdos nesta abordagem de liderança.
A Liderança Humanizada é o modelo de gestão coloca os trabalhadores como prioridade nas decisões e ações (RH Estratégico), por outras palavras, reconhece a importância da empatia, da inteligência emocional e da ligação humana no local de trabalho.
Seja qual for o sector, a Liderança Humanizada tem emergido nos últimos anos como essencial para o sucesso e produtividade do negócio.
De facto, não importa qual seja a empresa, esta precisa ter objetivos claros em relação ao seu desenvolvimento, tanto no que diz respeito ao seu crescimento como nas relações do dia-a-dia.
Neste sentido, os conteúdos para autoaprendizagem podem contribuir significativamente para valorizar o potencial dos trabalhadores.
Quais os benefícios da Liderança humanizada?
É importante compreender que a Liderança humanizada não é apenas um gesto de benevolência, mas sim uma estratégia inteligente para alcançar as metas da empresa e alcançar os seguintes objetivos:
- Aumentar a produtividade;
- Envolvimento do trabalhador;
- Retenção de talentos;
- Melhorar o ambiente de trabalho;
- Motivação dos trabalhadores;
- Promover a diversidade no ambiente de trabalho e a igualdade na cultura da empresa.
Tendo isto presente, iremos sistematizar os benefícios que este tipo de liderança oferece.
Quais os benefícios para a empresa?
Quando os trabalhadores se sentem valorizados, respeitados e compreendidos, há um maior compromisso com os objetivos da empresa, e consequentemente os seguintes benefícios:
- Maior produtividade;
- Mais criatividade;
- Melhor imagem no mercado;
- Maior satisfação do cliente (trabalhadores felizes, proporcionam melhor serviço/atendimento);
- Menor rotação de recursos humanos;
- Otimização dos recursos;
- Poupança em processos de recrutamento e preparação de novos trabalhadores;
- Redução de conflitos;
- Atração de novos talentos.
Quais os benefícios para trabalhadores?
A maioria de nós passa uma grande parte do tempo a trabalhar, e por vezes em ambientes psicologicamente tóxicos, algo que há uns anos era visto como uma necessidade da idade adulta, atualmente é visto como um sacrifício desnecessário.
A Liderança Humanizada resulta do RH Estratégico, proporcionando os seguintes benefícios para os trabalhadores:
- Redução do stress;
- Mais segurança psicológica reduzindo ansiedades e doenças de trabalho como Burnout;
- Desenvolvimento da resiliência e inteligência emocional para lidar com incertezas e crises;
- Promover o bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores, reduzindo assim o índice de infelicidade no trabalho;
- Maior diversidade e inclusão;
- Eliminação de comportamentos que promovam uma cultura tóxica;
Como tronar-se um Líder Humanizado?
Para ser um Líder humanizado e praticar uma gestão consciente e humanizada, é fundamental trabalhar e desenvolver as soft skills:
- Inteligência emocional
- Comunicação eficaz (assertiva, clara e objetiva)
- Capacidade de trabalhar bem em equipa
- Flexibilidade
- Organização e planeamento
- Pensamento criativo
- Ética profissional
- Bons relacionamentos interpessoais
As soft skills são competências essenciais que podem ser aprendidas e trabalhadas. Saiba como no nosso artigo sobre Soft Skills.
Como implementar a Liderança Humanizada na empresa?
Esta abordagem de liderança, consiste em criar um ambiente de trabalho onde os trabalhadores se sintam:
- valorizados,
- respeitados e
- apoiados.
Implica conhecer as suas preocupações e realizações e fornecer-lhes os recursos de que necessitam para serem bem sucedidos. É uma abordagem que enfatiza a colaboração, a comunicação, o trabalho em equipa e a aprendizagem contínua.
Alterar a cultura empresarial, enraizada em práticas tradicionais, para uma cultura centrada na valorização e bem-estar dos trabalhadores, exige tempo e compromisso com a mudança da parte da direção e de gestores, no entanto, podemos indicar algumas medidas que promovem essa mudança:
Desenvolvimento e capacitação de competências
É importante para qualquer trabalhador sentir que tem oportunidade de crescimento e desenvolvimento na sua carreira, por isso é fundamental proporcionar oportunidades de formação e desenvolvimento de competências que proporcionem esse crescimento e atingir o seu potencial máximo.
O papel dos e-conteúdos neste modelo de gestão
A formação por autoaprendizagem, baseada em e-Conteúdos feitos à medida das necessidades da entidade e dos respetivos postos de trabalho, proporcionam o desenvolvimento de competências e capacidades ao ritmo de cada trabalhador, sem o sentimento de frustração e constrangimento de não conseguir acompanhar o ritmos dos colegas.
Deste modo, é essencial avaliar, investir e promover programas de formação alinhados com as metas de responsabilidade social, e com as competências necessárias para acompanhar a constante evolução do mercado de trabalho.
Desenvolver uma cultura de empatia e comunicação
É fundamental criar uma cultura em que a comunicação aberta e a empatia sejam valorizadas e incentivadas.
Num ambiente com estes valores, há mais oportunidades para partilhar ideias, perspetivas e preocupações. Resumindo: é primordial trabalhar e desenvolver a inteligência emocional de todos.
É também importante lembrar que num mundo em que a Inteligência Artificial começa a ganhar terreno e a ameaçar ocupar alguns postos de trabalho, esta nunca poderá substituir a importância da interação e ligação humanas, e este será um fator de diferenciação da imagem de uma empresa.
Reconhecimento e recompensa
É essencial reconhecer e recompensar as contribuições dos trabalhadores, seja através de feedback, promoções, bónus, e folgas.
A cultura de feedbacks é uma excelente estratégia, pois transmite reconhecimento e promove a integração na equipa e a participação.
Conclusão
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