SEO para Imagens
SEO para Imagens

SEO para imagens
Já todos ouvimos falar de SEO. No entanto, provavelmente muito poucos se debruçaram sobre uma área específica: o SEO para imagens.
É verdade, o SEO não é apenas, como se pensa, para texto! De facto, as imagens ajudam a perceber melhor o conteúdo escrito e, além disso, dividem-no, evitando que as pessoas se aborreçam com grandes blocos de texto.
Não é por acaso que os posts com imagens têm cerca de 650% mais interação do que aqueles que contêm apenas palavras. O próprio Google aposta na pesquisa visual precisamente por estas razões.
Algumas pessoas questionam se, tendo em conta os avanços do Google no que toca ao uso de Inteligência Artificial e ao reconhecimento automático de imagens, ainda vale a pena apostar no SEO para imagens. Contudo, os dados mostram que sim.
Ainda não está convencido da importância do SEO para imagens? Então, talvez os números o façam mudar de ideias:
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1% de todo o tráfego do Google vem do site destinado às imagens: images.google.com;
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O número de visitantes diários das páginas de imagens do Google ultrapassa 1 bilião;
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Em 2010, o Google Imagens já tinha mais de 10 biliões de imagens. Atualmente, podemos imaginar que este número só aumentou.
Mas como pode otimizar as imagens para o Google?
Antes de discutirmos como gerar mais tráfego através das suas imagens, é essencial perceber como otimizá-las. Ou seja, como fazer um bom trabalho de SEO para imagens.
Se já domina o básico do SEO, provavelmente está familiarizado com algumas destas técnicas. No entanto, é importante reforçar que otimizar imagens é bastante semelhante a otimizar as páginas de um site no Google.
Para começar, tal como na versão em texto das pesquisas do Google, há posições diferentes, e algumas são, como calcula, melhores que outras. Por exemplo, a primeira imagem equivale a ocupar a primeira posição dos SERPs.
Contudo, na Pesquisa de Imagens, os resultados aparecem de forma muito mais condensada, havendo 4 ou 5 imagens por fila. Por isso, se não for otimizada, a sua imagem acabará, provavelmente, perdida nos SERPs.
Como pode impedir isso?
1. Edite os nomes dos ficheiros
O primeiro passo para a otimização das suas imagens começa no seu computador, ainda antes de fazer o upload da imagem nos seus servidores. Isto prende-se com o nome dos ficheiros, que é a base do SEO para imagens.
A maioria das câmaras e smartphones atribui automaticamente nomes pouco amigáveis aos ficheiros. Por exemplo, “DSC_0047.jpg” não diz nada sobre o conteúdo da imagem. Assim, deve fazer com que o nome dos seus ficheiros reflita o seu conteúdo. “bolsa-de-mao-couro-castanha.png”, por exemplo, permite imaginar a imagem mesmo sem a ver.
2. Aposte na legenda da imagem
As legendas das imagens são, em média, 300% mais lidas do que o texto que as acompanha. Portanto, as legendas constituem uma ótima oportunidade de atrair leitores. Além disso, atraem o Google, já que os robots e algoritmos não conseguem ver imagens, pelo que qualquer elemento que transmita o que a imagem mostra é útil.
Uma boa legenda deve ajudar a compreender o que está na imagem, conter a palavra-chave que pretende destacar e, finalmente, complementar o conteúdo do artigo.
3. Altere os alt tags das suas imagens
Os alt tags são metadata que transmite às ferramentas de pesquisa em que é que as suas imagens consistem. Em outras palavras, trata-se de um pequeno texto descritivo das imagens, que integra o código HTML das suas tags.
Ao alterar os alt tags das suas imagens, faz com que as ferramentas de pesquisa indexem e posicionem melhor a sua imagem. O seu objetivo deve ser que a alt tag seja curta e inclua palavras-chave. Este não é, de todo, o espaço para dar asas à imaginação. Assim, opte por descrever, sinteticamente, aquilo que a imagem mostra.
De facto, tendo em conta que é suposto que os alt tags ajudem as pessoas com dificuldades visuais, deve garantir que cada alt tag consiste numa descrição precisa da imagem. Os alt tags são a estratégia de SEO para imagens mais referida, sendo que, ainda assim, nem sempre é colocada em prática.
4. Preste atenção às dimensões das imagens
Não é por acaso que, quando procura qualquer coisa no Google Images, a maioria das imagens têm, mais ou menos, as mesmas dimensões. Isto acontece porque o Google tende a privilegiar imagens retangulares com proporção 16:9 ou 4:3. Portanto, imagens com dimensões 1366×768 (16:9) ou 720×480 (4:3) tendem a aparecer primeiro que imagens que fogem mais ao padrão, como aquelas demasiado verticais ou horizontais. É nestes pormenores que se vai conseguir distinguir no que a SEO para imagens diz respeito.
5. Use o formato de imagem adequado
O Google Images não aceita todo o tipo de formatos de imagens. Por isso, trabalha apenas com:
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JPEG
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PNG
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MBP
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GIF
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WebP
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SVG
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imagens in-line
Para garantir que a sua imagem é devidamente indexada, certifique-se de que está a usar o formato correto. O JPEG é o mais utilizado, pois tem maior capacidade de compressão e permite ficheiros de tamanho reduzido. Contudo, não assimila transparências, como o GIF e o PNG.
6. Comprima as suas imagens
As suas imagens devem, simultaneamente, ser o maior possível e ocupar o mínimo espaço possível. Como contornar esta contradição? Recorrendo à compressão.
Pode, para tal, usar ferramentas como o Tiny.PNG, convertio.co ou imagem.online-convert.com. No entanto, tenha em conta que, mesmo que esteja a dar tudo no SEO para imagens, nada fará com que as pessoas usem as suas imagens se estas não forem, à partida, boas. Ainda que possam aparecer na primeira página, na primeira posição dos SERPs de pesquisa de imagens, isso não garante que as pessoas as usarão de facto. Por isso, deve garantir que as imagens que está a criar são apelativas. Só assim poderá otimizá-las e assistir ao aumento do seu tráfego orgânico.
Como faço para aumentar o meu tráfego através da pesquisa de imagens?
Para além de otimizar as imagens, há outros passos importantes:
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Crie as suas próprias imagens – Imagens originais destacam-se e têm mais probabilidade de serem partilhadas.
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Encontre palavras-chave relacionadas e utilize-as em SEO para imagens – Assim, aumenta as hipóteses de aparecer em pesquisas relevantes.
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Use imagens relevantes – Certifique-se de que as imagens têm relação direta com o conteúdo.
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Use marcas de água nas suas imagens – Desta forma, protege o seu conteúdo e reforça a sua marca.
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Posicione a imagem principal no topo da página – Isto facilita a indexação e chama a atenção do leitor logo no início.
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Crie um mapa do site das imagens – Desta maneira, facilita o trabalho dos motores de busca.
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Use o Lazy Loading – O Lazy Loading impede que um browser carregue uma imagem até que esta seja necessária, o que faz com que a página carregue muito mais rápido.
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Para estruturar páginas e artigos com o plugin Elementor consulte este artigo
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