SEO para Imagens

SEO para Imagens

SEO para Imagens

SEO para imagens

 

Já todos ouvimos falar de SEO, mas, provavelmente, muito pouco nos debruçámos sobre uma área específica. A do SEO para imagens.

É verdade, o SEO não é só, como se pensa, para texto!

 No dia a dia, necessitamos de imagens por várias razões, seja para ilustrar um artigo ou para as incluir em vídeos, entre outros. Se repararem, a maior parte do conteúdo online mistura texto e imagem.

De facto, as imagens ajudam a perceber melhor o conteúdo escrito, bem como a dividi-lo, evitando que as pessoas se aborreçam com grandes blocos de texto.

Não é por acaso que os posts com imagens têm cerca de 650% mais interação do que aqueles que contêm apenas palavras. O próprio Google aposta na pesquisa visual precisamente por estas razões.

Algumas pessoas questionam se, tendo em conta os avanços do Google no que toca ao uso de Inteligência Artificial, ao reconhecimento automático de imagens, vale a pena apostar no SEO para imagens.

Ainda não está convencido da importância do SEO para imagens?

Talvez os números o façam mudar de ideias:

  • 1% de todo o tráfego do Google vem do site destinado às imagens images.google.com;
  • O número de visitantes diários das páginas de imagens do Google ultrapassa 1 bilião;
  • Em 2010, o Google Imagens já tinha mais de 10 biliões de imagens. Hoje podemos ter ideia do seu número…

 

Mas como pode otimizar as imagens para o Google?

Antes de discutir como gerar mais tráfego através das suas imagens, é essencial que saibam como otimizá-las, ou seja, como fazerem um bom trabalho de SEO para imagens.

Se dominam o básico do SEO, provavelmente já estão familiarizados com estas técnicas. De facto, otimizar imagens é bastante semelhante a otimizar as páginas de um site no Google.

Para começar, tal como na versão em texto das pesquisas do Google, há posições diferentes e algumas são, como calcula, melhores que outras.

A primeira imagem, nomeadamente, equivale a ocupar a primeira posição dos SERPs.

Contudo, na Pesquisa de Imagens, os resultados aparecem de forma muito mais condensada, havendo 4 ou 5 imagens por fila.

Não obstante, a verdade é que, se não for otimizada, a vossa imagem acabará, provavelmente, perdida nos SERPs.

 Como pode impedir isso?

 1. Edite os nomes dos ficheiros

O primeiro passo para a otimização das suas imagens começa no seu computador, ainda antes de fazer o upload da imagem nos seus servidores e prende-se com o nome dos ficheiros. Esta é a base do SEO para imagens.

A maioria das câmaras e smartphones atribui automaticamente nomes aos ficheiros, nomes esses, como saberá por experiência, muito pouco user-friendly e, também, search engine friendly.

Em vez de colocar algo como DSC_0047.jpg, deve fazer com que o nome dos seus ficheiros reflita o seu conteúdo.

“bolsa-de-mao-couro-castanha.png”, por exemplo, permite imaginar a imagem mesmo sem a ver.

2. Aposte na legenda da imagem

As legendas das imagens são, em média, 300% mais lidas do que o texto que as acompanha.

As legendas constituem, uma ótima oportunidade de atrair leitores. E atraem ainda o Google, já que os robots e algoritmos não conseguem ver imagens, pelo que qualquer elemento que transmita o que a imagem mostra é útil.

Uma boa legenda deve ajudar a compreender o que está na imagem, deve conter a palavra-chave que pretende destacar e deve, finalmente, complementar o conteúdo do artigo.

3. Altere os alt tags das tuas imagens

Os alt tags são metadata que transmite às ferramentas de pesquisa em que é que as suas imagens consistem. Por outras palavras, trata-se de um pequeno texto descritivo das imagens, que integra o código HTML das suas tags.

Ao alterar os alt tags das suas imagens, faz com que as ferramentas de pesquisa indexem e posicionem melhor a sua imagem.

O seu objetivo deve ser que a alt tag seja curta e inclua palavras-chave. Este não é, de todo, o espaço, para dar asas à imaginação, pelo que deve optar por descrever, sinteticamente, aquilo que a imagem mostra.

De facto, tendo em conta que é suposto que os alt tags ajudem as pessoas com dificuldades visuais, deve garantir que cada alt tag consiste numa descrição precisa da imagem. Os alt tags são a estratégia de SEO para imagens mais referida sendo que ainda assim nem sempre é colocada em prática.

4. Preste atenção às dimensões das imagens

Não é por acaso que, quando procura qualquer coisa no Google Imagesa maioria das imagens têm, mais ou menos, as mesmas dimensões.

Acontece que o Google tende a privilegiar imagens mais ou menos retangulares com proporção 16:9 ou 4:3, pelo que imagens com dimensões 1366×768 (16:9) ou 720×480 (4:3) tendem a aparecer primeiro que imagens que fogem mais ao padrão, como aquelas demasiado verticais ou horizontais. É nestes pormenores que se vai conseguir distinguir no que a SEO para imagens diz respeito.

5. Usa o formato de imagem adequado

O Google Images não aceita todo o tipo de formatos de imagens, trabalhando apenas com:

  • JPEG;
  • PNG;
  • MBP;
  • GIF;
  • WebP;
  • SVG;
  • imagens in-line.

Para garantir que a sua imagem é devidamente indexada, garanta que está a usar o formato correto. O JPEG é o mais utilizado, uma vez que tem maior capacidade de compressão e permite ficheiros de tamanho reduzido. Contudo, não assimila transparências, como o GIF e o PNG.

6. Comprima as suas imagens

As suas imagens devem, simultaneamente, ser o maior possível e ocupar o mínimo espaço possível.

Título H5: Como contornar esta contradição?

Recorrendo à compressão.

Pode, para tal, usar ferramentas como o Tiny.PNG, convertio.co ou imagem.online-convert.com

Há, contudo, que ter em conta que mesmo que esteja a dar tudo no SEO para imagens, nada fará com que as pessoas usem as suas imagens, como acontece igualmente com conteúdo escrito, se estas não forem, à partida, boas. Ainda que possam aparecer na primeira página, na primeira posição dos SERPs de pesquisa de imagens, isso não garante que as pessoas as usarão de facto. Para tal, deve garantir que as imagens que está a criar são apelativas. Aí sim, pode otimizá-las e assistir ao aumento do teu tráfego orgânico.

 Como faço para aumentar o meu tráfego através da pesquisa de imagens?

1.Crie as suas próprias imagens

2. Encontre palavras-chave relacionadas e utilize-as em SEO para imagens

3. Use imagens relevantes

4. Use marcas de água nas suas imagens

5. Posicione a imagem principal no topo da página

6. Crie um mapa do site das imagens

7. Use o Lazy Loading

O Lazy Loading impede que um browser carregue uma imagem até que esta seja necessária, o que faz com que a página carregue muito mais rápido.

8. Aproveita o cache do navegador

Pessoalmente, recomendo o Autoptimize.

 

Para estruturar páginas e artigos com o plugin Elementor consulte este artigo

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